quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Desenvolvimento fisico




Na puberdade há uma mudança evidente no desenvolvimento do indivíduo, o crescimento é pouco harmonioso, os órgãos genitais aumentam de tamanho, o tom de voz varia, aparecem e aumentam os pêlos púbicos, o tamanho dos seios e das ancas aumenta e inicia-se a menstruação na mulher (o aparecimento da primeira denomina-se menarcia) e a ejaculação no homem. Por sua vez, o pensamento abstracto e as emoções amadurecem. Entre os 12 e 16 anos o coração duplica a sua capacidade, em contrapartida o cérebro, que a triplicou durante o primeiro ano de vida, deixa de crescer praticamente a partir dos 14 anos. A força muscular triplica entre os 12 e os 18 anos e é um facto geralmente aceito que a maturidade plena que se dá ao fim de 5 anos depois das alterações se terem iniciado. Em ambos os sexos há um aumento importante na velocidade de crescimento, mas em geral elas param dois anos antes deles e sobretudo a partir do aparecimento da menstruação, pelo que as raparigas costumam ter uma altura inferior ao chegar à idade adulta. Uma característica deste crescimento que pode fazer o adolescente sentir-se incomodado é a sua irregularidade: os pés e as mãos parecem desproporcionadamente grandes porque atingem o seu tamanho final antes de a estrutura ser definitiva. Não só aumenta a altura mas também o peso, sobretudo à custa do aumento muscular e ósseo. Nas adolescentes produz-se uma redistribuição da gordura acumulada na fase pré-pubertária, especialmente na parte baixa do abdómen, nas ancas e nas pernas. Nesta fase há que ser prudente com os desportos, pois é frequente o desenvolvimento não estar concluído quando se pretendem realizar actividades inadequadas: musculação ou desporto de alta competição. Também é absolutamente contra indicado o uso de anabolizantes esteróides para estimular o desenvolvimento muscular, pois são muito prejudicais nesta fase de crescimento.

As mudanças nos ossos também ocorrem na face, sobretudo com o alargamento do queixo. Também os órgãos internos aumentam de tamanho: coração, fígado, rins e tubo digestivo. O aumento da laringe (a caixa de ressonância da voz) produz uma mudança na voz, que se torna mais baixa e profunda, especialmente nos rapazes. Neles o crescimento da cartilagem que rodeia a laringe dá lugar a uma maior proeminência da maçã de Adão.

Em ambos os sexos, os pêlos que recobrem a pele tornam-se mais escuros e fortes nas axilas e nas pernas, e aparecem na face dos rapazes, primeiro sobre o lábio superior. O aparecimento do pêlo corporal é regulado também pela presença da puberdade no momento de produção das substâncias denominadas hormonas. A diferente combinação de hormonas em cada sexo faz com que a distribuição seja diferente: por exemplo, os pêlos púbicos masculinos sobem até ao umbigo, enquanto os femininos formam um triângulo invertido. Outra alteração importante deve-se ao início da função das glândulas sudoríparas das axilas e dos órgãos genitais, com consequente alteração de cheiro. Esse odor pode ser desagradável para o adolescente por ser novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário