quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Higiene Dentária


O hábito de cuidar dos dentes, com os demais hábitos saudáveis deve ser consolidado nesta idade. Embora a erupção dos dentes se dê basicamente na infância, muitas consequências de uma má higiene dentária apareça na adolescência. Sabe-se que setenta e cinco por cento dos adolescentes sofre de cárie dentária. A cárie dentária é uma doença infecciosa que afecta a estrutura dos dentes, formando cavidades e destruindo-os. Associa-se frequentemente a uma inflação das gengivas (gengivites) e ao mau hálito. Os germes habituais da boca, juntamente com os restos dos alimentos que não são eliminados correctamente (sobretudo se forem açucares e fermentam), contribuem para o aparecimento e a progressão da cárie dentária.

Há quatro atitudes que permitem evitar a cárie:


1 - Utilizar uma escova de dentes. Para eliminar os restos de alimentos, deve-se escovar os dentes após cada refeição durante três minutos. Lavam-se por dentro e por fora, bochechando depois com água com um líquido fluoretado. As pastas dentífricas fuoretadas tornam a escovagem dos dentes mais agradável. A escova deve ser mudada ao fim de cada 3 ou 4 meses.


2- Alimentação correcta. A alimentação deve ser variada e equilibrada e os alimentos devem ser bem mastigados para favorecer a sua digestão posterior. Deve-se evitar: abusar de alimentos açucarados (podem ficar restos agarrados aos dentes que, ao fermentar, favorecem a cárie), comer doces fora das horas das refeições ou antes de ir dormir, abusar de alimentos excessivamente frios ou quentes, abrir garrafas ou partir cascas de frutos secos com os dentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário